Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Turma do Curso de Alemão

Posted by mLopes on Tuesday, 28 October 2008

Nesse tempo em Freiburg passei por duas turmas de Alemão. Fiz o curso na VHS Freiburg (Volkshochschule). É uma escola do governo. Não é de graça, mas é subsidiada. Uma boa opção para quem não rola pagar os mil euros mensais do Goethe. Claro que eles fazem valer cada centavo desse dinheiro (conheci o de São Paulo), mas para mim não rolaria pagar essa grana.

A VHS foi bem adequada, na minha opinião. Os professores foram ótimos (Sabine e Werner), e eram sempre os dois revezando metade de cada manhã, para deixar mais dinâmica a aula. Os dois são muuuito bons. Claro que cada escola tem professores mais ou menos adequado para cada aluno, mas já é uma boa referência. Quem quiser dicas sobre escolas, VHS, etc., pode me pedir nos comentários.

Bom, e como curso intensivo cansa pra caramba, faziamos várias festinhas. De final de turma, de despedida quando alguém ia embora… Cada um levava uma coisa (típica de seu país, ou não!), uma musiquinha e pronto!! Uma manhã melhor que ficar aprendendo declinação de adjetivos.🙂

Na minha maior investidura culinária do curso, fiz beijinho, cajuzinho e brigadeiro, acompanhados de guaraná antartica. Nosso refrigerante foi considerado, digamos, só um refrigerante mesmo. Agora os doces fizeram sucesso. E o que eu não esperava: o mais pedido foi o cajuzinho!! Tive que dar até a receita em alemão. (acho que vou colocar aqui, só para ver se algum alemão chega, pelo google, procurando nossas gostosuras brasileiras.

Na última festinha (maior parte dessas fotos) eu já não estava, pois já tinha ido para o tour geral pela zoropa. Mas coloco aqui as fotos com identificação do povo mega-internacional.

Na foto maior, da esquerda para direita: Rackwann (Tailândia), Hyo Sun (Coréia), Huma (Índia), Madhu (mais baixa, do Nepal), Marcilane (mais alta, do Brasil!),  Svetlana (Rússia), Sabine (professora!!), Cristina (Itália), Paul (Nigéria) e Ahmed (Argélia).

VHS 011 

Dessa turma, que não estão na foto: Eu (estava viajando no último dia, da festinha…), Min Yao (China), Micaela (Romenia), Ting (China), Helena (Rússia), Werner (professor), Maximiliano (Ucrânia), Vita (Ucrânia), Costantino (Itália).

De turmas anteriores: Yang Tse (Coréia), Leyla (Iugoslávia), Clarice (Brasil), Denis (Ucrânia).

VHS 001 Copy of VHS 012 VHS 003

VHS 009VHS 005  VHS 010

Fota de outra festinha (anterior): Werner (professor), Svetlana (Rússia), Ting (China), Eu, Sabine (professora) e Costantino (Itália).

CIMG4416

Veja aqui nossa viagem para o: Europa Park – Parque de Diversões

5 Responses to “Turma do Curso de Alemão”

  1. Simone said

    Olá, tudo bem?
    Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo site…realmente muito interessante e com dicas muito úteis.
    Eu estudo alemão no Goethe mas isso está me matando. Não gosto muito dos professores. Talvez ainda não tenha dado sorte. Desde junho de 2008 venho para Munique 2 vezes ao ano…essa é a 3ª vez. Quero conhecer Freiburg e estudar aí. Minha intenção é fazer um curso de um ano aí em Freiburg ano que vem e li seu comentário a respeito do vhs. Gostaria de obter mais informações. Entrei no site mas preciso saber de alguém que já estudou lá. Também perguntar se você tem alguma indicação de uma escola de alemão onde eu possa estudar por 1 ano. Minha idéia é entrar numa universidde alemã. Preciso fazer o Goethe Zertifikat C1, Studienkollege, enfim…o que vc me indica e o que seria um ótimo custo x benefício.

    Agradeço se puder responder.

    Sucesso, Simone

  2. Juliana said

    Olá!
    Gostei bastante do post! =D
    Estou tentando me matricular na VHS de Freiburg tbm, mas para fazer o Intensivkurs em Janeiro eles pediram para eu estar na escola no começo de dezembro! =/
    como vc fez sua matricula?

    Bjs

  3. Patricia said

    Oi, tudo bem?
    O seu post é ótimo! Como é feita a inscrição no VHS?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: