Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Viagem: Amsterdam – Parte 1

Posted by mLopes on Tuesday, 30 September 2008

Conhecida por sua tolerância social e liberalidade, a capital é uma pequena cidade grande que diverte os turistas com suas opções culturais de metrópoles, passeios de interior e vida noturna agitadíssima.

Hospedados na rede de albergues mais famosa da cidade, no coração do Red Light District, paIMG_1562ssamos lá 3 dias muito movimentados. Voamos de Londres para lá (eu e Theo) e nos encontramos no Albergue Bulldog com o Lucas e Buiu, que também estavam de mochilão pela Europa.

No albergue conhecemos 4 brasileiras que estavam viajando juntas também, e acabamos saindo com elas pras baladas e para alguns passeios. É (quase) sempre muito mais animado sair em turma grande.

Amsterdam é uma pequena cidade (700 mil habitantes), considerando que o país é a 16a. economia mundial. É pouco maior que São José dos Campos, por exemplo. O nome oficial do país é “Países Baixos”. Holanda é mais popular no Brasil, mas é apenas o nome de duas das 12 províncias que formam o grupo, não do país.

A cidade é muito bonita e organizada (excecao para o Red Light, detalhes no próximo post), com todo o charme que os canais proporcionam. O rio Amstel é o “fornecedor” de água para os canais, que foram modelados em charmantes formas geométricas. Veja foto aérea abaixo.

Amsterdam-canais

A maior fama mundial da cidade é, sem dúvida, o fato de o consumo de maconha ser liberado. A venda é permitida apenas nos Coffee-Shops, que sao cafés/bares que podem vender o produto e o fazem em diversas concentracoes, formas, etc. O curioso é que o cigarro (comum) é proibido no país em ambientes fechados, inclusive nesses bares “especiais”. Ou seja: lá você pode fumar um baseado da mais forte maconha, mas nao pode acender um cigarro. Mas enfim… vai entender! Consumir maconha nas ruas nao é proibido, mas o pessoal evita, pois isso nao é muito bem visto pela populacao. Acabam consumindo apenas nas mesinas que ficam nas ruas, em frente locais de venda. Esses Coffee-Shops estao por toda cidade, mas concentram-se principalmente no Red Light District.

As casas de prostituicao também sao famosas pelas prostitutas que se exibem nas vitrines em busca de clientes. Detalhe: 24 horas por dia!!! Vejam no proximo post as fotos bizarras…

Mas nao ache que Amsterdam é só balada. As opcoes culturais sao grandes. O histórico também: foram os Países Baixos que “deram” ao mundo Rembrandt, Van Gogh, Erasmo de Roterdam e Descartes. A oferta vai de arte moderna a cerveja, passando por nazismo e natureza: Rijksmuseum, Stedelijk Museum, Casa de Rembrandt, Museu van Gogh, Casa de Anne Frank, Jardim Botânico e Heineken Experience.

—–

Símbolos Culturais:

As tulipas sao, junto com o tamanco de madeira e os moinhos, um dos maiores símbolos do país. O mercado das flores nao estava em sua época áurea, mas mesmo assim a gigante oferta de plantinhas coloridas enfeita com méritos o mercado permanente de flores. Visita obrigatória.

Os moinhos estao pelo “interior”  do país. É necessário reservar um dia para essa visita, coisa que nao nos foi possivel no nosso apertado cronograma. Pena, pois adoraria ter umas fotos dos moinhos, das vaquinhas malhadas com sininho e das fazendas de queijo.

Já os tamancos podem ser comprados em praticamente qualquer loja da cidade, principalmente, claro, nas turísticas. Ah, e os tamancos gigantes para fotos clássicas (leia-se mico) podem ser encotrados em diversos pontos turísticos da capital.

IMG_1542  IMG_1565IMG_1546

 IMG_1568IMG_1567IMG_1534

Idioma:

Popularmente conhecido no Brasil como Holandês, o nome correto do idioma local é Neerlandês (ou Dutch, no inglês). Como é também uma língua com origem germânica, as semelhancas com o Alemao sao grandes, mas apenas na escrita. Basicamente se fala Holandês lá e na Bélgica (mais suas colônias ultramarinas e algumas pequenas regioes dos países vizinhos). Isso totaliza nao mais que 25 milhoes de pessoas (pouco mais que Grande Sao Paulo). Resultado importante: Para nao ficarem isolados do mundo, todo mundo fala inglês!!!

E isso é uma felicidade realmente grande, principalmente depois de passar pela Franca (lamentável nisso) e até pela Alemanha (intermediária no quesito). Vou até citar uma experiência interessante. Estavamos meio perdidos procurando um endereco de um amigo do Theo, e a única alma viva por perto era um lixeiro. Sendo direto: perguntamos e sim, ele falava ingles! Um ingles basico, como ele mesmo alertou, mas mais que suficiente para nos informar corretamente onde ficava a rua. Nao é incrível?

Curiosidade: Coisas que só Amsterdam tem pra você!!!

Loja chamada “Elementos da Natureza” que vende, oficial e legalmente, os produtos
citados na vitrine: Cogumelos Mágicos, Ervas e Pílulas Psicodélicas, Estimulantes Sexuais, Energizantes, Sementes Psicodélicas, Sementes de Maconha, Produtos Mentais e muito, mas muito mais!!! (nao me perguntem pra que precisam vender “muito mais” que os modestos produtos citados, mas ok…)

DSC03191

Continua amanha… (Veja aqui: Viagem Amsterdam – Parte 2)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: