Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Carros com Tecnologia Start/Stop

Posted by mLopes on Thursday, 17 July 2008

Nova tecnologia permite economia de combustível e portanto redução nas emissões de carbono.

Semana passada estive em Stuttgart visitando o Hélio. Ele tem um carro alugado que é trocado BMW-serie.-1periodicamente. Dessa vez ele estava com um chatíssimo BMW Série 1. Apesar de quase tudo chamar atenção no carro (pobreza!!!) , teve uma coisa que me impressionou: a tecnologia Auto Stop/Start.

O funcionamento desse sistema é simples. Em qualquer parada do carro, seja num semáforo ou em uma esquina, o motor do carro é desligado. Sim, apagado. Completamente. Assim que o motorista toma qualquer nova ação, o motor é imediatamente reiniciado, de maneira quase imperceptível. Não á tempo de espera nem queda de desempenho do carro.

O resultado disso é uma economia de combustível de cerca de 8%. Isso significa menos poluição no meio ambiente e menor custo para o proprietário. Em percursos dentro de cidade e com trânsito mais pesado (olha SP aí!) a economia pode passar de 20%.

A tecnologia é desenvolvida pela Bosch (=Hélio) e já está num grau de maturimotor-partida-stop-startdade considerável. E agora com o aumento da preocupação ambiental, ela deve se popularizar cada vez mais, permitindo uma queda de preços significativa. Estima-se que em 2015 metade dos novos carros produzidos  no mundo (acho mais prudente dizer Europa) terão o sistema. O custo hoje é de cerca de 800 euros, mas grandes montadoras como Peugeot e Citroen pretendem entrar no jogo e reduzir esse valor em 50%, permitiando a massificação da tecnologia.

Tecnicamente falando, para os engenheiros e curiosos de plantão: O sistema é relativamente simples, permitindo que o custo não seja tão alto. Composto basicamente de um novo sistema de ignição, motor de partida (=Hélio), controlador eletrônico e sensores de acelerador, freio, embreagem e bateria. Existem outros pontos que são também tratados, como os acessórios (rádio, ar-condicionado, etc.) que precisam de alimentação e não podem ser desligados a cada vez que o sistema desliga o motor.

Tecnologia automotiva = Alemanha. Sem discussão. Desde 1895, quando Benz e Daimler criaram os primeiros automóveis do mundo.

Palavra do dia: Kraftstoffverbrauchs = Consumo de combustível.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: