Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

IKEA: O Fenômeno em Móveis e Decoração

Posted by mLopes on Wednesday, 25 June 2008

A maior e mais conhecida rede de móveis e decoração do mundo faz a alegria dos alemães.

O conglomerado sueco tem na Alemanha seu maior mercado, com quase 50 mega-lojas. Difícil morar na Alemanha por alguns meses e não visitar uma loja IKEA. Lá é possível encontrar praticamente qualquer coisa para casa (exceto eletrônicos). Móveis, luminárias, plikea-5antas, brinquedos, jardinagem, enfeites em geral, organizadores, cozinha, panelas, toalhas, velas, etc. O tipo da loja em que 90% das mulheres :)passaria 3 horas sem nem perceber o tempo.

Como eles conseguem tamanho sucesso: design e preço. Pode?  Parece que sim.

O segredo é justamente criar móveis práticos e simples, mas com um design tão diferenciado que deixa muita gente babando. Ah, e tem o preço, claro.

Óbvio que nem tudo é barato. Há peças caras também, mas no geral elas tem ótimo custo-benefício. As vezes inacreditável. Eles devem investir pesado em criação e pesquisa de materiais. Balancear tudo para que a aparência seja fantástica, mas otimizando o custo dos materiais. Já ouvi gente dizer que a qualidade não seria das melhores, mas até hoje tudo que vi me pareceu muito bem feito. Dos consumidores que conheço, só elogios.

Outro segredinho deles para manter o custo é o sistema totalmente self-service deles. As lojas normalmente são gigantescas, praticamente um shopping, com uma disposição clássica: primeiro você vai passando por milhares de corredores com ikeashow room de ambientes montados. Depois uma área para comprar os produtos e, no final, uma área de estoque, onde você mesmo pega sua cama embalada e bota no carrinho! Sem opção de ir direto para o final. Você TEM que passar pela loja inteira. Cansou depois de tudo isso? As praças de alimentação estao sempre repletas de iguarias suecas para os consumidores desgastados com tantas compras.

Os produtos vêm todos desmontados e normalmente ocupam tão pouco espaço na caixa que você nem acredita que está ali mesmo. E não há entrega nem montagem. Você arruma um jeito de levar pra casa e chama os amigos, quando necessário, para montar. Já vem com todos os parafusos e manuais super claros de como fazer. Para quem tem muita paciência, quase que dá para montar um guarda-roupas enorme sozinho. As peças são criadas de tal forma que você consegue montar e dificilmente faz errado. Sempre há pinos e proteções para evitar que você faca errado. Fantástico!

O resultado disso é, traduzindo para nossos costumes: Móveis da Tok&Stock com preços de Casas Bahia. Este é o fenômeno IKEA.

Enquanto eles não resolvem ir para o Brasil, só viajando para um dos 35 países onde ficam as 300 lojas, sempre em uma intensa fachada azul e amarela. Ou pegando um dos quase 300 milhões de catálogos distribuidos anualmente, mais que o dobro da tiragem mundial da bíblia.

Ah, não poderia deixar de citar que há uma história de que mais de 20% das crianças e jovens alemães de hoje tenham sido “concebidos” em uma cama IKEA. Não duvido.

ikea-2 ikea-3

ikea-4ikea-1

Palavra do dia: Kleiderschrank = guarda-roupa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: