Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Querer Levar Vantagem em Tudo

Posted by mLopes on Wednesday, 28 May 2008

É um problema maior do que se pode imaginar, para o país em geral, a conhecida mentalidade de querer sempre ganhar em cima de alguém ou de alguma situação.

Passando 2 semanas no Brasil já deu para perceber algumas coisas com as quais a gente vai se desacostumando depois de morar em outros cantos. Lembrei esses dias de uma situação que me aconteceu logo que cheguei em terras germânicas, no começo do ano.

Sai para fazer compras, entrei numa loja e sai com um pacote grande. Quando fui entrar numa outra loja de eletrônicos, cheguei no balcão de atendimento, logo na entrada da loja e perguntei.

– Oi, onde posso deixar essa sacola?

– Como?

– Essa sacola. Tenho que deixar aqui?

– Qual o problema com sua sacola?

(e caiu a ficha!!)

– Ah, claro. Nenhum problema. Esquece. Obrigado.

Ai sim ela ficou assustada, olhando para mim e para minha sacola com cara de interrogação, como se esse estrangeiro, que mal conseguia falar sua língua, fosse anunciar um ataque terrorista e mostrar uma bomba escondida na sacola.

Aqui não estamos no país onde as pessoas são “culpadas” por antecipação. Onde é preciso se precaver para que as pessoas não achem uma brecha que possa ser utilizada para se “aproveitar” do sistema (isso para ficar num exemplo light). País onde ser honesto é uma qualidade, como se não fosse o mínimo aceitável.

Talvez vários anos de guerra e depois o espírito de apoio, trabalho e reconstrução de uma nação pudessem mudar essa mentalidade. Talvez.

Seguem dois vídeos interessantes sobre o assunto. Valem a pena.

Teste de rua sobre a honestidade dos brasileiros. Inacreditável. Lamentável!!!

.
.
.

E para lembrar como surgiu a tal “Lei de Gerson”, que representa, no mais negativo dos sentidos, “querer levar vantagem em tudo”:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: