Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

O Valor do Dinheiro

Posted by mLopes on Monday, 14 April 2008

A diferença que é dispensada ao dinheiro é muito grande, mesmo que estejamos falando de centavos e moedas. 

Na Alemanha moeda também é dinheiro. Inclusive 1 centavo. Um pouco diferente do Brasil, onde "ninguém" nunca ligou para moedas de 0,01. Diria que hoje já não se olha muito para a de 5 também.

Aqui ninguém sai do supermercado sem seu 0,01 de troco. Muito menos com uma balinha porque a caixa não tinha troco. Só que também não espere pagar 10,00 se a compra deu 10,01. Tem que arranjar mais 1 moedinha… Aqui, 1 centavo tem a "mesma importancia" para o troco que uma nota de 10 euros! Precisão alemã. Eles nem deve saber como se fala arredondamento.

"Posso ficar te devendo 3 centavos?"

"Pode ser em balinha?"

"Posso completar com 2 chicretes?" (sic)

Quer coisa mais irritante que isso? Não da vontade de levar um saco de 60kg de bala e pagar tudo na mesma moeda???euro

Como nem tudo é uma maravilha no mundo, ter sempre seu troco corretinho tem seus inconvenientes. O primeiro: a carteira! Sempre tive carteiras pequenas. A menor possível. Inclusive é difícil de achar para comprar. Tem que ser pequena e sem porta-moedas. E agora isso está me causando transtornos.

Primeiro o "pequena". Aqui, como podem ver na foto acima, as notas têm tamanho diferente. Ela aumenta com o valor. As de 5 e 10 cabem na carteira, normal. A de 20 também, mas começa a ficar no limite, as vezes um bocadinho pra fora. A de 50 já não cabe!!! Tenho que dobra-la, "de comprido", para guardar. A de 100 não preciso nem falar, ne. E a vantagem de não ter muito dinheiro: não preciso nem cogitar o problema que seriam as notas de 200 e 500 euros (sim, existem). A de 500 acho que eu ia ter que dobrar em 8… deve ser uma folha A4!!!

O segundo problema é com as moedas. Sempre, no Brasil, guardava as moedas no bolso e, chegando em casa, colocava num copo. Depois de um tempo gastava tudo numa ida ao supermercado ou padaria.

Aqui minha antiga estratégia não esta funcionando. Primeiro motivo: a caixa do supermercado. Bom, para quem não lembra, já contei (Leia: Supermercado na Alemanha. Altas Confusões.) a história do supermercado, sobre as caixas super eficientes porem pouco pacientes. O resultado, recapitulando, é que levo um monte de moeda no bolsomoedas, esperando desová-las, mas no final a confusão no caixa é tao grande que acabo as vezes pagando só em nota mesmo, e recebendo mais moedas de troco. Ou então levo 9,00 em moedas e a conta dá 9,03. Pago com 10 e recebo mais umas par delas pra coleção…

Já tenho um pote cheio. E pensei: Não contavam com minha astúcia!! Posso juntar e gastar todas numa das milhoes de maquinas de venda, que vendem de tudo e por toda parte, como também já contei (Leia: Maquinas de Venda de Produtos). Mas em seguida descubro que as máquinas não aceitam moedas de 1 e de 2 centavos, só de 5 pra cima. Pode??? Nem as maquinas querem o estorvo de ter que receber essas benditas moedinhas. Se bem que, pensando bem, acho que nao daria mesmo. Imagina quanta gente não ia fazer como eu, e desovar todo o estoque das miudinhas pra comprar os tickets de trem??

Depois de 4 meses, já tenho quase um pote de manteiga de moedas de 1 e 2. A gente recebe mais do que consegue gastar. E sei la, acho que elas se multiplicam nos bolsos. E convenhamos, não da para ficar levando todo dia um monte delas no bolso, esperando uma oportunidade pra gastar. Muito menos no supermercado. Imagina… eu ia ser espancado se tentasse pagar 3 euros em moedas de 1 e 2 centavos…

To pensando em juntar mais e ir ao caixa do banco, ver se ele aceita um deposito de 10 euros com 1.000 moedinhas de 1 centavo. Será??

Palavras do dia: Münze / Scheine = Moeda / Nota.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: