Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Neuschwanstein: Castelo ou Fantasia??

Posted by mLopes on Friday, 11 April 2008

Um dos castelos mais famosos do mundo. Inspirou Disney em suas criações que encantaram e ainda encantam o mundo.

O local mais fotografada da Alemanha. Um dos mais visitados pontos da Europa, com quase 1,5 milhao de visitantes por ano. O castelo mais conhecido do mundo. É somente com superlativos que se pode descrever, se é que isso é possível, a grandiosidade do Castelo de Neuschwanstein, ou “Novo Cisne de Pedra”. Assim foi chamado o castelo, construído pelo rei Ludwig II von Bayern, ou Luís II da Baviera.

Ludwig II foi coroado rei em 1864, aos 19 anos, após a morte de seu pai, IMG_0399que já possuia um castelo nas proximidades, apenas para férias de verao, o castelo de Hohenschwangau. Ludwig, sempre de pensamentos grandiosos e admirador de artes, música e tecnologia, logo em seguida comecou a planejar a construcao de um castelo medieval. E em 1869 é iniciada a construcao de Neuschwanstein.

Grande parte do castelo e sua decoracao foram feitos em homenagem ao famoso compositor Richard Wagner, muito admirado por Ludwig. Há quem diga que era mais que admiracao, e que eles eram mais que amigos, mas isso é outra história. Como ele mesmo descreveu para Wagner:

“É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo.”

A primeira grande diferenca em Neuschwanstein é que foi desenhado por um criador de cenários teatrais, ao invés de um arquiteto. Isso já mostrava as intencoes de Ludwig de criar algo realmente vindo do mundo da fantasia. O castelo fica em uma regiao privilegiada, ao lado de lagos, cachoeiras, florestas e montanhas, que ficam boa parte do ano cobertas com uma nevoa branca, o que cria uma impressao de que o castelo flutua sobre a paisagem. Construido a 1000 metros de altura, foi necessário implodir uma área do morro para construi-lo e uma estrada foi aberta para levar a infinidade de materiais necessários para sua construcao.

A extravagância romântica de Ludwig é visível em todos os lugares: colunas esculpidas de forma a lembrar palmeiras, um estúdio real onde o único tecido usado é a seda bordada a mão, o chão feito de 2,5 milhões de peças de mármore e a cama real com as torres de todas as catedrais da Baviera esculpidas em madeira macica. Isso sem falar da gruta artifical com estalactites e uma grande neuschwanstein1cascata.

Entre as salas concluídas encontra-se a Sala do Trono, a qual apresenta um candelabro brilhante com pedras preciosas gigantes incrustadas que pesa mais de 1 tonelada, todos os doze apóstolos pintados na parede que rodeia o pedestal do trono e Jesus por trás do pedestal. As paredes e colunas sao todas coloridas e criam a impressao de se estar em um universo único, ali, construído para o rei.

A suite principal do Rei inclui uma cama de dossel em madeira entalhada manualmente, o baldaquino (o “teto” da cama) é entalhado como as torres de cada uma das catedrais da Baviera, um sanitário secreto e uma bacia com água corrente em forma de cisne, provindas de um aqueduto. As janelas do castelo enquadram paisagens como as das páginas de um livro de histórias.

Desde o início da obra o rei se mudou para o castelo ao lado, Hohenschwangau, para assistir o progresso da obra, com a ajuda de uma luneta instalada para esta finilidade. Mas isso ainda não era suficiente e ele queria estar mais perto da obra de seus sonhos. Determinou então que fossem construídos aposentos para ele na própria obra, antes mesmo de sua conclusão. Todos os esforcos foram concentrados na construcao de seu quarto, que levou (apenas o quarto!) 4 anos para ficar pronto. Apenas em 1873, após a conclusão dos apartamentos reais sobre a torre de entrada, e a mudança do rei para o local, a obra pode prosseguir no restante do castelo.

O castelo também inclui um oratório, acessível a partir do vestiário e da suite principal, o qual inclui um crucifixo de marfim; uma sala feita para parecer uma caverna, uma cozinha completa equipada com água corrente quente e fria e um armário aquecido, alojamentos para os criados, um gabinete, uma sala de jantar e o Hall dos Cantores. Esta última divisão era um lugar onde os músicos e os dramaturgos actuavam. O Rei construiu-o para seu amigo e compositor Wagner, como um lugar priviligiado para apresentação de peças.

Em 1881 a obra já estava no quinto andar do castelo, e sua silhuethronsaal_370ta tomava forma. Mas a esta altura o custo da construção de Neuschwanstein era astronômico. Apenas nos últimos três anos do reinado de Ludwig, o total destinado à construção havia chegado à 3,7 milhões de marcos, uma quantia seis vezes superior ao inicialmente estimado. Ludwig já havia gasto toda a fortuna de sua família e parte do dinheiro da Baviera.

As críticas à obra, que não eram raras, começaram a se tornar freqüentes e cada vez mais agressivas. Diziam que era um absurdo gastar tamanha fortuna na construção de um castelo apenas para atender aos caprichos do rei, e que a Baviera iria em pouco tempo à falência se algo não fosse feito. A personalidade de Ludwig, por sua vez, também não ajudava a apaziguar os ânimos. O rei tinha hábitos estranhos, vivia recluso, e até suas refeições tinham que ser entregues sem que ninguém pudesse ver seu rosto.

O resultado não poderia ser diferente. No dia 13 de junho de 1886 o corpo de Ludwig foi encontrado sem vida no lago próximo ao castelo, junto com o do médico que diagnosticara sua suposta insanidade mental.  Supõe-se que ele tenha sido assassinado, mas a verdade nunca chegou a ser esclarecida.

Apesar de todo esforco e caprichos atendidos, Ludwig só conseguiu morar pouco mais de cem dias no castelo, antes de sua deposicao e morte. O castelo nunca foi terminado.

E fica a questao: teria sido melhor que o castelo tivesse sido finalizado, sendo talvez a mais suntuosa construcao artística já realizada no mundo, ou isso teria realmente levado a Bavária à falência, podendo ter mudado o curso da história??

Nao é permitido fotografar seu interior, talvez para criar todo o suspense e a expectativa que levam os milhoes de visitantes até lá. De qualquer forma, coloco as fotos externas que tiramos e algumas internas que encontrei por ai. Reparem que estava nevando. A paisagem estava toda branca, como nos desenhos, como nos contos de fadas… show!  No final, a foto da charrete pagamos para subir o morro. Até rola a pé, mas nao com chuva e neve como naquele dia…

E uma observacao importante: Quem passa pela Europa e nao vai até lá nao sabe o que está perdendo… Wunderbar!!!

Externas (próprias):

IMG_0393 IMG_0395  IMG_0403   IMG_0419 IMG_0779 IMG_0424

Externas (internet)

neuschwanstein Neuschwanstein,templateId=large__blob    img0135neuschwanstein

Internas (internet)

    thron_370147_4739 bed-room oratory grotteneuschwanstein castle 1   singers

Agradecimento aos viajantes: Anna, Hélio, eu e Letícia!!!

IMG_0737

 

Fontes: Wikipedia, Imagens e Viagens, Deutsch-Welle

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: