Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Água x Ressecamento da Pele

Posted by mLopes on Wednesday, 9 April 2008

Todo mundo fala e reclama da água da Europa, dizem que não é muito boa, e é isso mesmo.

E tem explicação científica. É que por aqui existe muita da chamada "água dura". Dependendo da concentração de sais minerais, a agua pode ser classificada como água mole ou água dura. Quanto maior for a presença de cálcio e magnésio, mais “dura” é a água.

Na Alemanha, assim como em muitos países da Europa, como França, Espanha, Portugal e partes da Inglaterra, a água proveniente do sistema de abastecimento apresenta um elevado teor de calcário, ao contrário do Brasil. O resultado é um ressecamento muito grande dos cabelos e pele, facilmente perceptível logo nos primeiros banhos. Há relatos extremamentes frequentes de queda de cabelo, o que me leva a crer que seja mesmo fato!! Inclusive há uma pessoa, uma tal de Priscila🙂, que jura que se continuar por aqui volta careca para o Brasil, mas suspeito de um pouco de exagero da parte dela. Se bem que até eu começo a achar que os meus estao diminuindo… ou seria psicológico??? De qualquer forma eles não caem no banheiro nem em casa. De repente fogem quando estou na rua…

Embora não seja, geralmente, perigosa para a saúde, costuma criar problemas em casa e na indústria. Existem até mesmo procedimentos especiais de manutenção de equipamentos que fazem muito uso de água para evitar danos maiores em suas partes internas devido à sua calcificação (Verkalkung). Principalmente partes que aquecem a água em lavadoras e equipamentos industriais formam uma camada de minerais.  (veja foto abaixo!!)

verk

Mesmo nos copos, quando saem da lava-louça, é possível perceber grânulos de calcário. Parece até que estão sujos. A Priscila me mostrou isso outro dia na casa dela. Parece mesmo areia grudada no copo, já lavado!

Importante: Por outro lado, a água dura é considerada ideal para levedar certos tipos de cerveja, e o típico burbon whiskey do Kentucky deve em parte o seu sabor à elevada concentração de cálcio na água existente no subsolo da região.

O modo mais simples de saber se a água é dura ou suave é o teste da cor da água e da espuma produzida. Quando sai quente da torneira, chega a sair branca!! E o sabão e a pasta de dente não fazem espuma devido a uma reação com esses minerais. Parece até que o sabão tá com defeito…🙂

E dá para entender por que eles tem os melhores cosméticos do mundo. Nada mais que necessidade, para amenizar os efeitos dessa água…

Em tempo: um privilégio dos Freiburger’s é que a água de boa parte da cidade vem de nascentes da Schwarzwald, e não são duras como as de poços em outras regiões. Inclusive, com filtro, dá para beber. Nem preciso comprar água mineral.

Palavra do dia: da=???. É uma das palavras mais coringas do alemão. Pode significar, entre outros: local (aqui, ali, lá), coisa (isso, aquilo), tempo (naquela hora). Pode se juntar a preposições, enfim… mágica. Na dúvida diga "da"!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: