Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Pretzel: História e Receita

Posted by mLopes on Sunday, 6 April 2008

O famoso biscoitinho tem muita história, que remontam a séculos atrás. Algumas bem engraçadas. No final do post, para os culinaristas de plantão, uma receita para sentir um dos mais tradicionais gostinho da Alemanha.

Contei aqui ja como o alemão é fanático e tarado pelos biscoitinhos torcidos (Leia: Bretzel: Pão-de-queijo alemão?). É chamado de diversos nomes diferentes Alemanha e mundo afora: Bretzel, Brezel, Brezl, Bretzl, Brezn, Pretzele, etc. Há controversias sobre sua origem. Abaixo tem um episódio, inclusive, no qual os biscoitinhos foram heróis e salvaram Viena de uma invasão turca no século XV.

A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em algum lugar entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, se deu conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece. Os tres buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade.

Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras. Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regioes vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel.

Aliás, na Alemanha, você vai encontrar os Pretzels em todos os lugares. Em cada esquina ele é oferecido quentinho, com sal grosso e cominho polvilhados sobre ele. Durante a passagem de ano, as crianças da Alemanha colocam Pretzels ao redor do pescoço para terem boa sorte no novo ano.

Os Pretzel não somente fizeram parte da história como mudaram a mesma. Conta-se que em 1510, em Viena, enquanto as pessoas dormiam, os Turcos tentaram invadir a cidade e não obtiveram êxito graças à ação dos fazedores de pretzel que estavam acordados e puderam alertar os cidadãos, os quais aniquilaram os Turcos na sua tentativa de invasão.

As histórias e os costumes inspirados pelo Pretzel são muitas e variam em cada país europeu. Em Luxemburgo, por exemplo, havia um costume de se oferecer um "bretzel" a mulher amada, num domingo antes da Páscoa, para poder receber de volta ovos decorados pelas mãos da eleita do coração. Segundo a enciclopedia "Larrousse Gastronomique", a origem do "bretzel", como é chamado na regiao francesa da Alsácia, tem a ver com o culto ao sol. Sua forma original seria um anel com uma cruz dentro. Como esse formato se apresentava de maneira frágil, a forma evoluiu para a atual.
Há algo em comum, porém, unindo todas as histórias em torno do Pretzel: este é o salgadinho perfeito para acompanhar uma cerveja. Nisso todos concordam e nisso, talvez, esteja um grande risco. Cuidado, portanto, com o exagero desse líquido na hora de comer o salgado. O efeito pode ser devastador.

Breze

Receita de Pretzel
sal grosso a gosto
manteiga para untar
3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
2½ xícaras (chá) de água morna
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1½ xícara (chá) de água
1½ tablete de fermento biológico

  1. Dissolva o fermento em 1 1/2 xícara (chá) de água. Coloque num recipiente grande e acrescente o açúcar. Mexa bem e acrescente a farinha, aos poucos, e em seguida o sal. Misture a massa até que se desprenda das mãos. Dependendo da qualidade da farinha, às vezes é necessário acrescentar mais ou menos.
  2. Coloque a massa num recipiente e cubra com filme plástico. Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.
  3. Ligue o forno em temperatura alta (200 graus). Unte 2 assadeiras grandes com manteiga e farinha de trigo.
  4. Retire a massa do recipiente e divida-a em 12 partes iguais, para isso, pese a massa. Estique cada porção, com a palma da mão, em forma de cobrinha.
  5. Dê forma às cobrinhas e una as pontas. Coloque a água morna e o bicarbonato de sódio num recipiente e misture bem. Despeje a mistura num prato fundo.
  6. Mergulhe cada pretzel no banho de água morna com bicarbonato, com uma escumadeira, e coloque-os em seguida na assadeira untada. Deixe os pretzel crescerem mais uma vez por cerca de 15 minutos.
  7. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados.
  8. Retire a assadeira do forno e pincele cada pretzel com manteiga derretida. Polvilhe os pretzel com sal grosso.

Bon Appetit!

Fonte: Cybercook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: