Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Mudança de Casa

Posted by mLopes on Friday, 4 April 2008

Esse mês estou saindo daqui de onde moro, pois todo o prédio será renovado e os moradores precisam desocupar.

No começo achei a idéia chata, mas agora estou empolgado!! Quero achar uma república com outros estudantes. Vai ser bem mais legal, com gente pra conversar e coisas pra fazer. Vai ajudar na integração e no alemão.

E para tudo isso, ajuda muito o fato da cidade ter nada menos que 35 mil estudantes. Deve ser a mesma quantidade de Campinas, com a diferença que lá a cidade tem 1 milhão de habitantes, aqui modestos 200 mil. Com esses números universitários, a rotatividade de casas, apartamentos, quartos e afins é muito grande. Me cadastrei no site, e são 5 a 10 novas ofertas por dia!!! Já visitei uma, hoje a tarde vou ver outra. Espero estar com tudo fechado na semana que vem, para mudar no final do mês.

Eu diria que a diferença principal entre as repúblicas daqui e dai da terra da feijoada é a faxineira. Enquanto ai a maioria tem uma diarista pelo menos 1 vez por semana (na nossa em Campinas chegamos a ter mensalista, todo dia!!), aqui não rola de jeito nenhum.

São dois motivos principais. Primeiro porque é bem mais caro, segundo porque é cultural mesmo. Nas famílias também só 8% tem algum tipo de ajuda em casa (de qualquer tipo: diarista, jardineiro, etc.). Se compararmos com as classes A, B e C do Brasil, que é mais ou menos o que temos aqui, devemos chegar a um número maior que 50% de famílias. Diferença significativa.

O resultado é que ou o trabalho é dividido legal entre os moradores ou a casa vira um chiqueirinho. Confesso que já vi de tudo. Desde uma casa que parecia de família, de tão organizada, até uma em que mal dava para andar sem tropeçar em algo pelo chão…

Fico por aqui que tenho bastante anúncio para responder.

Palavra do dia: GeschiRRRückgabe=Devolução de louça. É onde se devolvem os pratos e bandejas em restaurantes, McDonalds, etc. Fiz questão de destacar os três "R" seguidos que a palavra tem. Coisa de louco essa língua!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: