Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

VoIP: Bom para DDI e para DDD

Posted by mLopes on Wednesday, 27 February 2008

Dicas para telefonar barato e aproveitar tudo que a tecnologia nos oferece hoje em dia para economizar nas ligações. As ferramentas disponíveis são variadas. Há opções para todos os gostos e públicos: para quem mora no exterior, para quem só faz DDD nacionais mas quer economizar ou mesmo para empresas que procuram otimizar seus gastos telefônicos.

Muita gente já me perguntou o que eu uso para fazer ligações da Alemanha para o Brasil. Resolvi fazer um guia detalhado do que eu uso e de tudo que eu ja descobri a respeito.

Já usava esses provedores VoIP desde que morava no Brasil, pois nao tinha linha da Telefonica e o DDD via VoIP era muito mais barato de Sao Paulo para Adamantina. Vale muito a pena tanto para quem está no exterior quanto para quem mora no Brasil e só faz ligações no país mesmo.

Todas as sugestões sao baseadas na minha experiência e opinião. Não recebo nenhum jabá de quaisquer das empresas listadas. Nao me responsabilizo pela qualidade dos servicos ou por mudanças nos planos e/ou preços.

1) Qualidade
A qualidade dos provedores VoIP está bastante aceitável, assim como a disponibilidade. Claro que você tem que aceitar que algumas vezes vatelefone-antigoi tentar e o servico não vai funcionar. Ou vai, mas vai com eco ou picote/atraso na ligacao. Em qualquer um dos servicos. Mas faz parte. Tudo tem seu preco.🙂

2) Praticidade
Usar um VoIP pelo computador é chato. Enche o saco mesmo. Extremamente inconveniente! Ter que ficar com fone, na frente do computador é uma m*, alem de ser "pouco correto" ecologicamente: você provavelmente vai deixar o computador mais tempo ligado só por causa do voip. Recomendo a utilização de um ATA (ou adaptador voip, protocolo SIP), que é um aparelho que recebe uma entrada de rede (do seu ADSL, por exemplo) e tem uma saída para telefone comum. Portanto você pode usar o voip para fazer e receber ligação do seu telefone (sem fio) comum, sem precisar do computador ligado.

3) ATA
Você pode achar hoje a partir de 150 reais no Mercado Livre (ou afins). Tenho um da Siemens (SpeedStream 3610) e funciona muito bem. Tem duas linhas IP (altamente recomendável ter duas). Eu tenho uma da Vono para receber chamada e outra do 12VoIP para fazer. Outras marcas conhecidas e recomendadas sao: Linksys e D-Link. Como utilizam protocolo SIP, teoricamente funcionam com todos os provedores que oferecem essa tecnologia (a maioria).

4) Servicos

  • Net Fone: Acho que é uma das melhores disponibilidades, além de prático, porque eles já oferecem o ATA. Entretanto, só vale a pena se você for ter a internet e/ou TV a cabo. O preço eu nao sei como é, mas acho que não deve ser tão mais barato que as linhas tradicionais. Eu também pensaria duas vezes caso tenha a famosa taxa de "assinatura". Para comprar avulso não vale a pena.

 

  • Vono: É o servico VoIP residencial da GVT. Qualidade muito boa. Uso há 6 meses. Preços razoáveis, principalmente por ter um número de telefone comum para receber chamadas! Vantagens: Você pode escolher vários número de entrada na mesma linha VoIP (ter um número de Sao Paulo, um de Curitiba e outro do Rio de Janeiro). Desvantagem: Não funciona sem ATA. Dizem que sim, mas estou há 2 meses tentando e nao consigo fazer funcionar direito, pelo menos no Windows Vista. Recomendo, mas voce tem que comprar um ATA.

  • Skype: Entre os VoIPs internacionais, uma das melhores qualidades. Entretanto, não recomendo para usar como seu telefone definitivo nem para comprar um numero para receber chamadas. Motivo: tem protocolo proprietário e você nao vai poder ligar um ATA, portanto voce fica dependente do computador. Eu to fora. Na verdade uso também, mas mais como MSN do que telefone. O preco é maior que os outros voips internacionais (abaixo). Pode ser bom para alguem que só quer ligar para uma pessoa que está no exterior, mas para ser o telefone do dia-a-dia acho roubada.

 

  • VoIPDiscount: Serviço de uma empresa alemã que tem umas 20 empresas voip diferentes (voipdiscount, voipstunt, netappel, voipcheap, freecall, justvoip, voipbuster, sipdiscount, voipbuster, internetcalls, voipwise, 12voip, etc…). A qualidade para ligações para telefone fixo é média-alta, já para celular é média-baixa. O preço é matador (tipo 0,15 para celular e 0,02 para fixo, em euro). Manda SMS também (exceto para claro). Suporta ATA. Não disponibiliza número para receber chamadas no Brasil.

 

  • 12VoIP: Da mesma empresa do voipdiscount. Bem parecido, mas mais barato. Vantagem: ligação para telefone fixo no Brasil free (ate 5 horas/semana), e free tambem para fixo de quase todos os países. Ligacoes para celular no Brasil por ,06 cents. Preço matador, nunca vi nada igual. É o que tenho usado ultimamente. O free na verdade é incluso na tarifa flat, de 10 euros a cada 3 ou 4 meses (pago com cartao de credito). Você paga esses 10 euros, tem as ligações grátis para fixos e ainda pode gastar esse crédito com as ligações pagas para celular. SMS também free no BR. E ele ainda manda como se fosse seu numero, quem recebe acha que voce mandou do celular mesmo. Para alguns países (ex.: EUA e China) as ligações são free para celular também.

Resumo e sugestão da casa: Comprar um ATA de 2 linhas (ex.: Linksys PAP2, ~150 reais) e assinar uma linha Vono com número para receber chamadas e uma outra do 12VoIP para fazer as ligacoes.

É isso. Sucesso para todos os que forem utilizar! Espero que ajude quem mora no Brasil ou no exterior, seja na Alemanha, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Japão, Estados Unidos, Canadá, China, Chile, etc…

Ah, e só por curiosidade: Quem chegou aqui e achou esse post útil, deixe um comentário, para eu saber se é legal fazer outros desse tipo.

One Response to “VoIP: Bom para DDI e para DDD”

  1. rick said

    cheguei aqui.
    to procurando o serviço de receber chamadas via voip..ligar eu ja uso os que vc falou

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: