Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Existe manteiga de cacau na Alemanha?

Posted by mLopes on Monday, 25 February 2008

Até para a compra de uma simples manteiga de cacau pode se transformar numa aventura incrível quando se está nesta terra.

O clima aqui é muito seco, mas muito mesmo. A gente percebe na pele a diferença. E para ajudar todo lugar no inverno tem aquecimento, o que piora a situação.

Depois de ficar andando muito na rua, no frio, os lábios já começam a reclamar. A viagem a Munique foi o estopim. Estava frio pra caramba, e fiquei quase dois dias inteiros circlippenbalsamulando na rua. E isso é que nem ficar no sol. Na hora você não percebe muito, mas uns dias depois… Bom, voltei e tinha que comprar uma manteiga de cacau. Como o supermercado é grande demais para achar uma coisa que eu nem sei como se chama, alem de nem ter certeza se tinha, fui então a uma farmácia.

So para variar o sortudo aqui pegou uma atendente tapada. Eu sei que não sei muito bem falar alemão, mas tenho certeza que era ela a perdida, não eu que não sabia explicar direito!! É, porque depois de umas semanas você perde completamente a vergonha de pedir as coisas que não sabe. As táticas so as mais variadas: explicar com seu escasso vocabulário, mímicas, analogias, falar coisas parecidas, e se a situação estiver muito complicada, ate desenho vale!!!

Voltando a história, a atendente chegou e eu comecei:

"Olha, eu queria comprar uma coisa, mas não sei direito o nome. É para usar nos lábios, quando não estao muito bons por causa do frio, sabe?"

E ai ela começa a fazer umas caras de interrogação. Pronto… os problemas começaram!!! De que outro jeito alguém pode explicar o que é manteiga de cacau?? Não tinha muita ideia. Começa então a sessão de gestos e mímicas, e repetindo toda a história de novo… E para completar (e piorar a situação!), disse o seguinte:

"No Brasil a gente diz manteiga, mas eu não sei se aqui se chama assim"

"Não, aqui não vendemos manteiga não"

Deve ter comido muita banana a infeliz!! Mais uma tentativa e ela pede para esperar. Dois minutos depois ela volta com umas 4 cores diferentes de batom. Mereço????????? Agradeci e fui-me embora para a próxima esquina, tentar de novo em outra farmácia. E eu sabia que ela era a tapada mesmo. Na primeira explicação a moca da outra farmácia ja voltou com o produto!!! Uma de 6 euros e outra de 2… Adivinhem qual escolhi??

Palavra do dia: Lippenbalsam=Manteiga de Cacau. Essa foi sofrida para aprender!!! "No pain, no gain"!

Leave a Reply

 
