Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Contos de Fadas

Posted by mLopes on Friday, 1 February 2008

Hoje relembramos na aula uma coisa engraçada do alemão. Eu já tinha aprendidchap-vermo, mas nem lembrava mais. É sobre como começam e acabam os contos de fadas, as histórias infantis.

O começo é idêntico ao português: Es war einmal, que siginifica Era uma vez. O duro é o final. Ao invés de “e viveram felizes para sempre”, aqui eles dizem Und wenn sie nicht gestorben sind, dann leben sie noch heute.

O que isso siginifica?? Mais ou menos: “E enquanto não estiverem mortos, viverão eles ainda hoje”. Tem coisa mais feia para terminar uma historinha de criança?? Imagine você com 4 anos de idade, ouvindo isso no final. Além de muito óbvio (e depois são os portugueses, né!!), que coisa mais bizarra… Bom, pensando bem, é típico do alemão.

Palavra do dia: Dreher=”Girador”. Mais ou menos isso. É que drehen é o verbo girar/rodar. Agora entendi porque o conhaque tem esse nome. Deu duro, tome um Dreher!

One Response to “Contos de Fadas”

  1. tem que ter mais historias mais infantis achei que tem poucas historias desse tipo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: