Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

O Frio Europeu para um Brasileiro

Posted by mLopes on Wednesday, 30 January 2008

Acho que já virei pingüim, porque depois de começar a achar que 8 graus está bom, só tenho essa explicação.

Mas uma diferença muito grande é que no Brasil, quando faz 12 ou 15 graus, acabamos sentindo muito, pois é essa temperatura na rua, em casa, e a noite, no quarto. Já aqui passamos frio só na rua. E ainda assim, amenizado pelas roupas com as maipings nijas técnicas para aquecer o corpo. As jaquetas, por exemplo, freqüentemente têm um bolso meio escondido, para fora do zíper principal, para que você guarde dinheiro e documentos e não precise abrir toda a roupa quando precisar pagar alguma coisa. Elas também normalmente fecham até em cima, fazendo uma gola para proteger o pescoço de quem não consegue usar cachecol porque parece que vai morrer sufocado (eu!!). As mochilas têm uma cordinha no zíper, para que você consiga abrir sem tirar as luvas. Inclusive eu nunca soube para que servia isso, que às vezes você encontra também no Brasil (provavelmente porque a fábrica é chinesa e produz para o mundo todo). Só entendi mesmo quando percebi que não dá para abrir um zíper com luva mais grossa!!! E por ai vai…

Engraçado é que a gente percebe alguns limites de temperatura. Por exemplo, até 20 graus, em casa, está legal a temperatura. Abaixo disso começa a ficar frio. Na rua, até uns 4 ou 5 graus fica bem gelado mas (agora já) dá para agüentar tranquilo. Menos que isso, já começa a incomodar. E ai você não sabe se anda mais rápido para chegar logo ou se anda devagar, para não sentir muito o vento!!! Dúvida cruel.

Aqui em Freiburg até semana passada estava legal, fazendo negativo à noite mas durante o dia chegava a 6 ou 8 graus. Essa semana começou a esfriar: à noite tem feito -5, -6, e de dia não tem passado de 4. E quando saio para a aula, as 8:40, ainda está uns -4 ou -3. E andar 20 minutos nessa temperatura, acreditem, não é a coisa mais agradável do mundo. Tudo bem que muito pior deve ser ir de bicicleta, como fazem milhares de pessoas aqui. Mas pelo que vi os batatas são meio masoquistas mesmo… bom, cada um com seus problemas!!

Palavra do dia: Doch=[?]. Na verdade é uma palavra legal, mas não existe em português. Significa "sim", mas só é usada quando você diz "sim" para uma negação anterior. Por exemplo, se alguém pergunta "No Brasil não tem ruas asfaltadas, né?", ai você responde "Doch", que quer dizer algo como "Sim, claro que tem". Resumindo, existem três respostas em alemão: Sim=Ja, Não=Nein e Doch.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: