Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Transporte na Alemanha e na Europa

Posted by mLopes on Monday, 28 January 2008

Carro, carona, trem ou ônibus. Muitas opções boas para viajar pela Europa. Se conhecer um pouco e pesquisar, pode ser muito barato também.

Esse final de semana fui à Stuttgart conhecer a cidade e visitar o Helio e a Anna, que estão passando uma temporada também aqui na terra do chucrute.

O meio de transporte utilizado: carona de trem. Isso mesmo. E não é nada de se aproveitar do sistema e viajar sem passagem não. Acho que já comentei que há um site muito grande de caronas, e que é muito usado e confiável, conforme já me confirmaram vários alemães, inclusive a mulher aqui de casa! Você entra no site, escolhe a origem, o destino e a data e ele mostra todas as pessoas que estão procurando ou oferecendo carona com essas características.

E além de oferecer a tradicional carona de carro, o pessoal monta grupos para viajar de trem. Isso porque os tickets de grupo são muuuuuuuito mais  baratos que os individuais. Por exemplo, para ir para Stuttgart eu posso ir de:

Trem rápido (ICE), por aprox. 30 euros o trecho, 2 horas de viagem, somente para o destino selecionado

Passe Baden-Württemberg (estadual) unitário, por 18 euros, sem direito ao trem rápido, viagem de 3 horas, mas que vale não só para este destino, e sim para qualquer viagem de trem no estado durante um dia inteiro

Passe Baden-Württemberg (estadual) grupo, por 27 euros, o mesmo do anterior, só que para 5 (!!!) pessoas

Passe Schönes-Wochenende, ticket para grupo de 5 pessoas, também sem direito ao trem rápido, mas que vale para o país inteiro durante 1 dia

Ônibus, o que é ônibus???

Portanto, veja que o preço é de 30 euros com o trem rápido (2 horas) e de 5,40 com o ticket de grupo (3 horas). É claro que eu fui com esta última opção, afinal 1 hora a mais não mata ninguém!🙂

Pelo site você pega o telefone e email da pessoa, entra em contato direito e marca um local para encontro na estação. Combinei a ida e volta por SMS e na hora marcada (exatamente) estavam lá esperando. Fácil assim. Quem marcou já compra a passagem e cobra o valor dos demais viajantes. Na ida, como fomos em 4, paguei 7 euros. Na volta, dividimos por 7, pois dois desceram numa cidade intermediária e outros embarcaram em seguida, portanto 4 euros. Muito barato!!!

Bom, agora que está testado e aprovado o sistema, vou usar mais vezes para as viagens. Para distâncias mais longas é mais difícil a carona de trem. Neste caso o mais comum é de carro mesmo, a tradicional. Ainda não usei, mas deve ser tão confiável quanto esta.

Dica: Site de Caronas http://www.mitfahrgelegenheit.de

Palavra do dia: Verspätung=atraso. Um dos trens atrasou. É muito engraçado ver a agonia dos batatas olhando para o display que informava um atraso de 8 minutos. Parecia que uma tragédia havia sido anunciada. E impressionantemente, o atrado foi "pontual". O trem chegou exatamente 8 minutos após o horário marcado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: