Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Pegadinha da Água com Gás

Posted by mLopes on Friday, 25 January 2008

Pela sexagésima quarta vez eu cai na pegadinha da água. Você vai no restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outro lugar e pede uma água. Água. Só água. Quando vai abrir: ttttssssssssssssssssss. "Ah, não… De novo não!" Mas ai já é tarde.

E não adianta reclamar. Primeiro, porque eu não sei reclamar em alemão direito. Segundo, porque água "normal" aqui é água com gás e para eles está tudo certo. Detalhe: isso quando o garçom não te olha com aquela cara de: "Sem gás?? Mas de que planeta você vem???". Ou então ele diz que vai ver se tem, porque todas as 15 marcas diferente do balcão são normais, digo, com gás. quer dizer que eles não têm variedade?? Têm sim: você pode escolher entre gás médio, gás fraco, gás forte… Bizarro!

Eu não estranharia mais se me dissessem que eles têm piscinas com gás… Esse povo é mesmo tarado por bolinhas na água!! SupermercadoWassersprudler Gaseificador de Aguas têm 8.848 tipos de água, dos quais 8.845 com gás e as outras 3, escondidas, sem gás. E ainda assim nas lojas você sempre encontra, em destaque, gaseificadores de água para você ter em casa. É só ligar na tomada, como um filtro, colocar um refil de gás e a água já sai da torneira com gás. É mole?? A prateleira de refis é gigantesca. Tem vários tipos diferentes, em vários modelos (cada fabricante tem um diferente). E tem também os refis com xarope. Ai acho você já tem praticamente um refrigerante saindo da torneia…

Bom, outra coisa engraçada sobre água é que eles não tem bebedouros nos lugares (o último que viu um na alemanha não viveu para contar onde ficava). Por exemplo, não tem na escola de alemão nem no restaurante da faculdade. Portanto, cada um anda com sua garafa de água na bolsa, na mochila ou na mão.

Mas o melhor não é isso. O engraçado é que é super comum eles levarem garrafas grandes, de 1,5l. Tudo bem, eu sei que é saudável tomar bastante água, mas em garrafa grande é meio engraçado. A primeira vez que vi tomei um susto: no meio da aula, enquanto o professos falava, uma das alunas pegou a bolsa, abriu, tirou uma garrafa de 1,5l e tomou "no bico". Acho que eu devo ter ficado olhando por uns 15 segundos, com uma cara de interrogacao!!! Depois é que vi que é super normal. No meio da rua você está caminhando e a tiazinha do seu lado tira a super-ultra-mega-master-blaster garrafona de água e sacia seu desejo pelo líquido transparente.

Enfim, cultura diferente. Estou me acostumando, mas ainda não consegui fazer isso. Acho que por enquanto, se precisar levar mais água, vou de 2 pequenas mesmo…🙂

Palavra do dia: Kohlensäure=gás (o da água). Vou dormir hoje repetindo isso comigo: Ohne Kohlensäure, bitte! (Sem gás, por favor)

Leave a Reply

 
