Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Utilizando Banco no Exterior: Alemanha / Brasil

Posted by mLopes on Saturday, 19 January 2008

Dificuldades de utilizar um cartão internacional no exterior. Apesar de os bancos dizerem que é muito simples, na prática não é bem assim, pelo menos para quem vai morar e utilizar o cartão muitos meses. Mesmo avisando antes, com conta premium, limite muito acima da média e com aplicações, ainda tive muitos problemas.

Essa semana foi um stress com o Itaú. Mês passado já tinham cancelado um dos cartões de crédito. Liguei para lá, reclamei, mas disseram que havia sido cancelado por motivos de segurança e que um novo já havia sido enviado para meu endereço. Agradeci a gentileza dela, de ter tão prontamente enviado um novo… pena que ela mandou para meu endereço no Brasil, há dezenas de milhares de km daqui… que bom!!!! Segundo eles é sempre para me proteger de suspeitas de fraude… Mas por que é que eles não suspendem temporariamente e me ligam para confirmar??? P****!

De qualquer forma, como ainda tinha outro, também do Itau, ainda fiquei tranquilo. Fiz um saque para testar e este outro continuava funcionando!! Essa semana chegaram todas as trocentas correspondências que o gordinho do banco tinha me pometido (Leia: Abrindo a Conta no Banco). Fui lá para sacar um dinheiro com meu cartão do Brasil e já deixar um valor maior na minha conta daqui, para caso precise. Bom, tentei sacar um valor maior e deu não autorizado. Achei que fosse o valor e tentei sacar metade. Erro de novo. Parei por ai, voltei para casa P da vida e liguei para a central do cartão: "Pois não, Sr., é que o seu cartão foi bloqueado por motivos de segurança, e um novo chegará em sua casa em 4 dias".

PQP!!!! Ai eles exageraram… Reclamei, disse que não, que não podiam, expliquei que eu estava um pouquinho longe para pegar meu cartão, e que eles já tinham feito isso comigo mês passado. Ela disse que nada podia fazer. Falei que não queria mais falar com ela, pedi para transferir. Ai começa a confusão… ela diz que não pode transferir, eu digo que não vou desligar e o tempo vai passando… Depois de uns 40 minutos ela volta e diz que conseguiu uma exceção e que o cartão foi desbloqueado. Quer dizer então que podia??? Lamentável. Isso tudo pq antes de sai avisei minha gerente, expliquei e ela falou que ia deixar tudo certo…

Bom, mas tem uma coisa positiva nos bancos brasileiros. Toda a parte de interface eletrônica com o usuário e o Sistema Brasileiro de Pagamentos são coisas de primeiro mundo. No Brasil você, pela internet, faz uma transferência (TED) de 10 mil doláres de um banco grande em SP para um outro banco, minúsculo, no interior do Acre, e o dinheiro já está lá disponível em 5 minutos. Inimaginável aqui isso.

Uma das cartas que recebi é com os códigos de segurança para acesso via Internet. Sabem aquele "Cartão de Segurança" que os bancos dão no Brasil? Então, aqui vem em duas folhas grandes, como uma lista impressa, horrível para usar. Já pensou se preciso usar enquanto estou na rua?? Carrego comigo duas folhas A4 com os códigos?? Muito mais prático o cartãozinho para colocar na carteira. Isso sem contar que o Unibanco e o Itaú já tinham me dado o token eletrônico, que é o chaveirinho que gera automaticamente os códigos. Ah, e a interface Web do Internet Banking aqui também é horrível. Pouco intuitiva, cheio de códigos, abreviações, você tem que ficar voltando na página inicial… Tão estranho que achei melhor não mexer muito. Já pensou se clico sem querer num botão para fazer uma grande doação para uma instituição de crianças carentes de Burkina Faso?? Melhor não arriscar, né!!!

Leave a Reply

 
