Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Lavar roupa todo dia, que alegria!!!

Posted by mLopes on Sunday, 13 January 2008

Claro que uma hora eu ia ter que ter problemas para escolher alguma coisa no supermercado. E essa hora chegou quando fui comprar sabão em pó ontem.

Cheguei na prateleira das coisas de limpeza e me dei conta de que aqui não tem Omo! É, assim não teria graça. Peguei as várias caixas que tinham roupa desenhadas e olhei, analisei, procurei palavras iguais, mas nada… Não dava para ter certeza se realmente era. E bem nesse dia esqueci meu companheiro de todas as horas, o dicionário!! (detalhe: não sabia como era sabão em alemão)

A única referência que eu tinha era o que a Bettina usa em casa, mas era o que havia de mais caro no corredor inteiro. No way. E nesse que eu conhecia também não tinha nenhuma palavra em comum com os outros. Como me disse a Rosana outro dia, cada fabricante deve escrever a palavra que lhe agrada mais: amaciante, amaciador, afofador, cheirinho, afofidificador, etc… Para que facilitar, se você pode complicar?

Tentei nos líquidos, que aqui já sabia que eram muito comuns. Péssima idéia. Ai a possibilidade de confundir com amaciante, água sanitária e desinfetante é bem maior. Voltei para as caixas e vi que tinham uns em tabletes!?!?!? Seria o que isso? Para lavar louça não, pois tinha roupa desenhada. Bom, resultado: comprei o que me pareceu mais razoável e fui pra casa. Chegando em casa abri, cheirei, lavei a mão e parecia OK. Procurei a palavra no dicionário e dizia ser “detergente”. Estranho, mas pode ser só uma diferença do significado mesmo.

Agora hoje fui estrear a máquina de lavar. A Bettina já tinha me ensinado, mas claro que não lembrava direito. O pouco texto de explicação dos 9 programas disponíveis já era um pouco demais para mim. E lá vou eu com o dicionário para a frente da máquina. Achei o programa, coloquei, mas havia mais 3 botões que eu não sabia pra que serviam. E esses três não tinham texto, só hieroglifos incompreensíveis. Na dúvida deixei como estavam. A pessoa anterior deveria saber o que estava fazendo!!

Agora está lá a roupa girando. Torçam para que dê tudo certo!!!!🙂

Palavra do dia: Rundfunkgebührenstaatsvertrag. Um ótimo exemplo de como os alemães juntam as palavras para inventar outras. E essa precisa de uma explicação mais detalhada. Por partes: rund=circular + funk=radio == Radiodifusão + gebühren=taxa + staat=estatal + vertrag=contrato. Portanto: Contrato Estatal de Taxa de Radiodifusão. É sobre o tal do imposto de TV. Tudo em uma palavra só! c.q.d. Como queríamos demonstrar.

Leave a Reply

 
