Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Turma Internacional no Curso de Alemão

Posted by mLopes on Thursday, 10 January 2008

Quanta diversidade num curso de alemão! Fazer um curso de idiomas pode não ser só aprender alemão, mas também cultura e história do mundo todo.

Hoje foram definidas as turmas do curso de alemão aqui em Freiburg. Fiquei mais ou menos com o pessoal que havia comentado. Só que três pessoas saíram: a espanhola foi para um nível acima (pena, era legal e minha dupla de exercícios!), o islandês foi para 2 níveis acima (errou feio na escolha) e uma chinesa para o nível anterior (não vai fazer falta). Temos então:

Ahmed: Algéria

Amani: Israel (update: saiu da turma, foi para outro nível)

Costantino: Italia (é "cos" mesmo, sem o "n")

Ting: China

Alex: Rússia

Ingrid: Bolívia

Hyang Jse: Coréia

Leyla: Iugoslávia

Swetlana: Rússia

Clarissa: Brasil!!!!!!!!!!!!! (é de Fortaleza, ficará até abril aqui… está só acompanhando o marido que faz mestrado aqui na Uni de Freiburg)

Ficou bem razoável. O nível da turma é bom e bem equilibrado. O engraçado é a dificuldade das pessoas de cada nacionalidade para pronunciar alguns fonemas. O alemão puxa muito o "r". E isso é um problema para alguns: os italianos tem um pouco de dificuldade, a chinesa, coitada, é um sofrimento só toda vez que tem que soltar um "rrrr" ou um "err"… Para quem fala português ou espanhol quase todos os fonemas são moleza! Que bom….

Palavra do dia: Bürger = Cidadão. Se você estiver passeando e vir uma placa escrito BürgerAmt, cuidado! Não é uma lanchonete dos amantes do hamburger. Deve ser algo de prefeitura ou governo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: