Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Máquinas de Venda de Produtos na Alemanha

Posted by mLopes on Thursday, 10 January 2008

É enorme a quantidade de máquinas Vending Machines na Alemanha. Servem para tudo. Realmente é a mecanização da força de trabalho se espalhando por todos os cantos das cidades e estradas.

Uma coisa clara aqui é que este povo gosta mesmo de máquinas. Não só de carrões, mas máquinas de venda mesmo. Eles têm máquinas para tudo!

ParMáquinas de dinheiro, café, livros, refrigerantes, salgadinhos. Essas tem no Brasil também, mas aqui estão por todos os lados, no meio da rua, no ponto de ônibus, na parede das lojas pelo lado de fora… Qualquer cobertura ou lugar onde haja aglomeração já é motivo para colocar umas 3 ou 4 delas!!!

Se alguém for fazer um guia "Alemanha for Dummies", pode guardar um capítulo todo só para ensinar como manuseá-las… Por exemplo, na estação de trem tem máquina para passagens. Claro, no Metro de SP também tem… Mas lá só ha um tipo de passagem, e somente unitária. Na máquina da estação daqui, pelo pouco que entendi enquanto a fila não ia se formando atrás de mim (e eu nem ia comprar nada, cara de pau!!!), pude ver que dá para comprar bilhetes para umas 200 cidades diferentes, com dias programados, retorno, frequência, cartões mensais, etc… Tudo numa maquininha pouquíssimo simpática para os estrangeiros não-falantes do idioma teutônico. (boiei geral… sem chance de arriscar comprar algo lá por enquanto, pelo menos não sem ajuda) IMG_0694

Tem máquina para banheiro. Você bota a moedinha e o banheiro público abre a porta. Não tive ainda curiosidade, nem necessidade, para descobrir se é limpinho. Máquina de selos de carta. Máquina para cigarro, iogurte e para… papel de presente! Isso mesmo. Você coloca a moedinha e a maquina solta sei lá, uns 2 metros de papel. Ai a pessoa fica na frente do equipamento, desesperada para enrolar tudo antes que seja tarde demais e fique todo espalhado o e amassado… e olha que ela não vai soltando devagar para você puxar, ela vai cuspindo o papel máquina afora… essa é mesmo engraçada. (todo mundo na fila – sério como um bom alemão – e eu olhando do lado, dando risada!!!)

dpostMáquina para estacionamento (parquímetro) para você pegar seu ticket (tipo zona azul), só que você já seleciona o tempo desejado e ela cobra o valor correspondente… Máquina para devolver o casco das embalagens de bebidas: aqui você paga pelo casco ou embalagem e depois você recebe de volta numas máquinas automáticas de devolução de retornáveis (inclusive PET!!). Você bota a garrafa de vidro ou plástico, ela puxa, identifica, soma tudo e dá um ticket para você pegar o valor de volta no caixa, na compra!! (hoje, por exemplo, comprei uma cerveja de 500 ml e o casco custou 0,08… quero ver se consigo utilizar a tal maquina… algo me diz que vai ser mais uma história!!!)

Pensando em ser frentista por aqui?? esquece… cada um abapfandstece seu carro. Você coloca o cartão e ela libera a bomba para você mesmo abastecer. Se sujar a mão não tem problema, uma maquininha vende estopas para limpar!!! Brincadeira, não tem máquina de estopa não, ele s botam uns trecos para você limpar… Mas se quiser aspirar ou lavar o carro (com ducha de pressão ou aqueles rolos gigantes e automáticos) também tem as máquinas. Você bota as moedas e ela libera os tantos minutos de uso.

E pelo que vi, a maioria dessas maquinetas não aceita notas… e agora entendi porque eles usam tanto moedas!!! Sem elas, o que seria desse monte de máquinas de venda??

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: