Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Registro de Moradia na Cidade

Posted by mLopes on Monday, 7 January 2008

Como o governo alemão sabe de tudo e de todos, controla tudo que acontece e sabe quantas pessoas moram exatamente em cada cidade. O país é um grande Big Brother.

Agora já sou um residente oficial de Freiburg im Breisgau. Hoje estive na prefeitura para fazer meu Anmeldung, que e’ o registro de morador da cidade.

Muita gente deve estar estranhando. Registro de morador?? Sim, e’ isso mesmo!! Como disse um amigo meu ontem, aqui e’ a terra do Big Brother, onde o governo sabe tudo da sua vida. Veja so… você precisa se registrar e informar que e’ morador da cidade, portanto ja sabem seu endereço e com quem você mora.

Ai você tem que dizer quantas TVs e rádios tem em casa, para pagar o imposto (que se chama Rundfunkgebühren… bonita palavra!). Parece que de rádio custa 6 e TV 18 euros por mes (conta radio-relogio e radio de carro!). Detalhe: passa um cara nas casas perguntando e verificando os equipamentos de casa. Ah, tem cachorro? Precisa comunicar e pagar imposto, uns 6 euros tambem (gatos, ramsters e pássaros são isentos, ah, bom!). É, bizarro…

Bom, voltando ao meu dia, logo de manhã fui a prefeitura. Documentos em mao e fui pra la. Fica aqui perto de casa, uns 10 minutos. Chegando la, vi o botao de senha, peguei e fiquei esperando (super feliz, porque nao tinha quase ninguem!). A mulher me atendeu, disse que queria fazer meu registro e ela falou alguma coisa incompreensivel, so deu para ver que nao era com ela! Disse que nao tinha entendido e ela apontou o andar de cima.

Fui eu escada acima e a surpresa: lotado!!! Gente com placa de carro na mao, formulários, pastas, etc… Típico de uma repartição pública. Perguntei no balcão de informação, o cara me deu o formulário e disse para eu pegar a senha. Fui la, mas a maquininha tinha dois botões. Um monte de coisa escrito em cada um, mas nenhuma era "Anmeldung". Como quase todo mundo tava com um formulário igual ao meu, apertei o botão mais sujo, deveria ser o mais usado. Fui confirmar com o tiozinho da informação e estava certo. Bom começo!

Sentei e levei o quadruplo do tempo de uma pessoa normal para preencher. Foi ate pouco, dado que era um formulário de página inteira com códigos, dados e abreviações em alemão… Bom, quarenta minutos depois, meu numero apareceu no painel. Fui la pra sala e o carinha que me atendeu era jovem e falava um bocadinho de inglês. Já deu para me virar sossegado! Ele fez tudo o que precisava e corrigiu umas coisas que eu tinha preenchido errado.

Depois ele me passou para um outro cara. Ele não conseguiu me explicar em inglês o que eu ia ter que fazer na outra sala, mas tudo bem, to acostumado a ficar perdicado por aqui!🙂. Fui la, entreguei o papel e fiquei olhando pra cara dele!!! hahaha. E esse não falava nada de inglês. Fez umas perguntas, por que eu tinha vindo, o que ia fazer, se tinha contrato de aluguel, etc. Me sai ate bem, respondi como deu e tudo certo! So o seguro saude que ainda não tenho, então ele falou para eu fazer e voltar la (direto com ele, ainda bem) para entregar o numero do seguro.

Ganhei tambem um flyer vale-alguma-coisa de boas-vindas. Sei la o que e’, mas parece alguma coisa de descontos para passeios e brindes. Diz que eu tenho que ir ate a prefeitura, no prédio principal, se eu quiser aproveitar essa vantagem (seja la qual for!). Se eu tiver com saco para ir ate la, depois eu conto o que era.

Depois desse desgaste todo físico, oral e mental, fui pra casa dar uma relaxada, porque depois eu teria que ir ao banco e comprar um guarda-chuvas.

Leave a Reply

 
