Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Supermercado na Alemanha. Altas Confusões.

Posted by mLopes on Sunday, 6 January 2008

A ida a um supermercado alemão, para um recém-chegado, é mais complicada do que se pode imaginar.

Ontem fui ao supermercado. Descobri que tem um aqui pertinho, é um Aldi, que é um supermercado pequeno mas barato. Fui para comprar algumas coisas para comer, água, etc.

Alertado já sobre as sacolas, levei umas de plástico, enquanto não arranjo uma de pano!! Levei três no bolso, já que não ia comprar muita coisa. E tambem deixei separada a moeda de 1 euro para o carrinho, enquanto não consigo aqueles fakes de plásticos.

Sobre as coisas à venda, um geral que da para dizer é que as coisas supérfluas são as mais baratas em comparação com o Brasil. Muita pechincha… e em variedade muito maior. Por exemplo: iogurte (milhares de tipos… nem achei que pudessem existir tantos no mundo), chocolate (a Suiça é aqui!!!), sorvetes (puro, em formato de bolo, palito, torta), granola, queijos (váaaarios, mas não ganha da franca nem em quantidade nem em preço), nutella (potes de 1kg pra cima!!!). E as águas… ah, meu deus… nunca achei que fosse ter dificuldade para escolher água! Se você acha viadagem esse negocio de água com aditivos, aqui você estaria perdido!!! Tem água com sabor, bolinhas coloridas, gás fraco, gás médio, gás forte, sal (será que entendi direito??). O difícil foi achar a agua só de água mesmo…

Entender os produtos foi relativamente tranquilo. Fora as fotos na embalagem, que ajudam a beca, ainda deu para pegar as palavras. Fiquei ate orgulhoso!!! hehe. Tudo bem que não da para ter certeza se o queijo é fundido ou curado, mas já deu para não comprar creme de leite achando que era iogurte!!! Nem leite de gato para tomar com granola…

O problema começou quando fui pro caixa. Peguei a fila com meu carrinho. Quando comecei a colocar na esteira, a mulher gritou alguma coisa para o cara que estava na minha frente. Não sei se ela cumprimentou ou se xingou (quem fala alemão sempre parece que esta brigando!!) mas na duvida fiquei na minha e com um pé atrás. Na minha vez, ela disse um Bom Dia "Guten Tag" tão simpático, com um sorriso, que eu ate fiquei surpreso!!! Até parei o que estava fazendo para responder o bom dia dela.

Erro meu! Bastaram esses segundos de cumprimento para ela passar todas as minhas coisas. Quando me dei conta já estava tudo amontoado no pequeno espaço depois do caixa, e ela falou o preço. E eu não entendi, claro. Não sabia se seu olhava no display, que (super inteligente) fica virado para ela, se eu pagava ou se empacotava minhas compras. Enquanto eu pegava o dinheiro e procurava as moedas (lembrem-se que as a gente anda com uns 12 bolsos, somando todos) ela já falou de novo o valor e comecou a passar as compras do outro cliente!!! Eu pegando o dinheiro e ela jogando as coisas da outra mulher em cima das minhas. Resultado: paguei so em notas mesmo, ela me deu o troco, eu joguei tudo no carrinho sem empacotar e todo mundo ficou me olhando de cara feia…

E eu fui colocar nas sacolas no balcão que tem na ali proximo (que agora entendi porque existe!). Experiência no mínimo exótica!! Mas faz parte…🙂

Leave a Reply

 
