Aventuras na Chucruteslândia

a terra da batata, da cerveja e das mulheres de peito grande e zero de bunda

  • Sobre o Blog

    Este foi um espaço usado por cerca de 1 ano, o que durou a fantástica experiência de largar tudo, trabalho, família e casa, e ir para a Alemanha, em Freiburg, para passar 1 ano estudando e pensando na vida.

    Funcionou, já que voltei e mudei minha vida de uma forma que não imaginava, e de que não me arrependo nem um pouco.

    Ficam agora as memórias das viagens, dos micos e dos novos amigos conquistados. Conheci gente de todo canto, principalmente no curso. Deixe-me tentar listar: alemães, russos, chineses, algerianos, turcos, sul-coreanos, italianos, croatas, iugoslavos, ucranianos, tailandeses, indianos, nepaleses, romenos, franceses, espanhois, portugueses, holandeses, islandeses, etc. (devo ter esquecido de algum, mas sa para ter uma idéia!!)

  • Utilidade

    Espero que tenha alguma utilidade para você, visitante, que deve ter encontrado em alguma pesquisa ou link perdido internet afora.

    Bom proveito.

    Qualquer coisa, deixe um comentário que responderei com prazer.

Primeira visita a Freiburg

Posted by mLopes on Monday, 17 December 2007

Hoje de manhã estivemos em Freiburg para sobre o quarto e sobre o curso de Alemão, e correu tudo melhor que o planejado.

Saímos as 8 e meia da manhã de Saulx, e as 10 ja estávamos em Freiburg. Não sei se é sempre assim, mas hoje estava mais frio la em Freiburg que aqui na Franca. Fomos direto para a escola de alemão. Localizei a pessoa responsável pelo curso DaF, Deutsch als Fremdsprache (alemao para estrangeiros), fiz a minha matrícula e já paguei o primeiro trimestre. O nivel ela disse para eu escolher o que eu achasse melhor, porque nos primeiros dias de aula as professoras orientarao se acharem que você pode ir para um superior ou inferior. Pronto!!!

Depois partimos para as casas/quartos. Primeiro fui a uma casa de estudantes. Eles mal falavam inglês. Realmente o lugar não era legal… muito velho, apartamento meio sujo. Pessoas nada simpáticas. Era um prédio de 2 andares com 4 apartamentos. Não havia campainha nem nome na porta. Estava pensando em como fazer, se ia sair gritando o nome ou voltar para um telefone e ligar quando aparece um cara de bicicleta entrando no prédio. Perguntei pelo Alex, e ele disse que morava com ele e subiu. So isso. Nem um "Vem aqui que te mostro onde é", ou então "Por aqui". Jeito alemão de ser… Entrei, me mostraram o quarto, os cômodos, e voltaram para a cozinha, onde sentaram e começaram a conversar entre eles sobre outros assuntos, como se eu não estivesse ali. Mas eu estava… inclusive de pe e olhando para eles. Acho que fiquei alguns segundos com cara de paisagem sem saber o que fazer ou dizer. Assim que "recuperei a consciência", disse que ja ia e vazei. Sem chances. No bid at all!!! Weird people…

Em seguida, umas 11 e meia, pensamos em ir a casa da Frau Halbe, que estava alugando um quarto em sua casa. Como havíamos marcado para as 2 da tarde, resolvi ligar antes, mas ninguem atendeu. Decidimos arriscar e ir ate la. Bom, ela atendeu a porta e disse que estava saindo e nao poderia naquele momento. Disse que voltaríamos então no horário combinado. Fomos a mais uma casa de estudantes, mas nao havia ninguém.

Pausa para o almoço!! Perguntei para um carteiro onde havia um shopping ou algo assim, mas ele indicou irmos ao centro da cidade. Bom, estacionamos o carro, pegamos o ticket de estacionamento (2,20 EUR por 1 hora!!!). O frio rasgava a roupa. Realmente um vento gelado que balancava todos os enfeites de natal espalhados pela cidade. Para variar, na praça principal uma feira de natal, com comidas, bebidas e roupas!!!

Aproveitei ali no centro e fui a uma lojinha da T-Mobile… A T-Punkt. La já comprei um chip para meu celular. Um pré-pago. Custou 10 euros e ja vem com 10 euros de creditos!!!! Great!!!!! O numero nem lembro ainda. Tambem, não vou atender aqui na Franca e pagar roaming, ne… Depois passo o numero quando estiver já na chucruteslandia. Por enquanto, quem quiser ligue no numero fixo que esta aqui do lado esquerdo da tela.

Almoçamos em uma cantina italiana. Comemos uma lasagna muito boa. A conta não foi cara: 30 euros para 3 pessoas. Bem razoável!!!

Agora o atendimento é um caso a parte… Ooooo saudades do Brasil…. O garçom demorou uns 15 minutos para vir tirar o pedido. Já estava agoniado, tentei levantar a mao, mas fui alertado pelos tios que seria em vão. Deveríamos esperar o garçom decidir nos atender. Quando ele veio, a vontade que tinha era dizer: "olha, desculpe ter vindo almocar aqui, mas queríamos uma lasanha, se não for incomodar muito a você e ao cozinheiro!". Na hora de pagar foi a mesma coisa… Ah, nossa… Mas acho que com o tempo vou me acostumar… hehehe… veremos!!! (obs.: agora entendi o motivo do péssimo atendimento da Padaria Alema, em Barao/Campinas…. eles realmente cultivam a tradicao)

Depois já fomos a casa da Frau Halbe, de novo. Agora sim ela estava a espera. Simpatica ao extremo. Mostou-me o quarto. Não é muito grande, mas suficiente. Tem cama, mesa, guarda-roupas, armário, etc… Tudo necessário para viver por ali!!! A Frau Halbe é médica, tem uns 50 anos, acho que deve dar aulas na universidade. Ainda nao descobri os detalhes, mas blz… Ela explicou todo o contrato, traduzindo (para inglês) os termos jurídicos, perguntou de mim, apresentou a casa, etc… Disse que tem um gato, mas que é já muito velhinho e não incomoda ninguém. Não há vaga no local de guardar bicicleta na frente da casa, mas tem umas grades no quintal e disse que não há problema em amarrar por la mesmo. Bom! Avisou tambem que talvez em abril ela precise pedir o quarto de volta, mas ai tambem eu já conhecerei mais gente e sera mais fácil conseguir algo por la.

Minha única preocupação que, claro, não disse a ela, foi com meus 3 despertadores. Não acho que ela vai achar agradável uma pessoa, no quarto ao lado, acordar antes das 7 da manhã com 3 despertadores nada discretos… mas bem, uma preocupação de cada vez!!!😉

E, claro, as fotos do meu quartito provisório! Pena que esqueci de tirar fotos da casa por fora e da rua… é um casarão antigo, vinho, de 3 andares, com um jardim meio velho na frente, numa rua toda residencial e muito arborizada. Agora no inverno, as folhas todas caídas dão um ar muito legal à rua!!! Legal mesmo…

1img_0477.jpg

1img_0478.jpg

Leave a Reply

 
